Páginas

fevereiro 07, 2011

Madrepérolas e pérolas em alta


Nos últimos tempos, o branco voltou com tudo na moda e, com essa onda, houve o resgate das pérolas e madrepérolas. Elas estão com a bola toda e podem ser usadas sozinhas, num look mais comportado, ou misturadas - sejam misturas de várias cores de pérolas, misturas de pérola com madrepérola ou misturas que envolvem outro tipo de joia, como as correntes. 

A madrepérola não é uma pedra. Ela é o revestimento interno de diversas conchas, formada por nácar, a mesma substância que dá origem às pérolas. Por isso muita gente a chama de “gema orgânica” ou mesmo “mãe das pedras”.   
A principal característica da madrepérola é que ela reflete nuances de cor quando incide luz e as variações podem ser rosa, azul, verde e amarelo. Talvez por isso ela fascine o homem há tempos.


fevereiro 02, 2011

Gema de Fevereiro


A Ametista é a pedra do mês de Fevereiro e também a gema do 6º aniversário de casamento.
A Ametista é uma variedade de quartzo e as suas tonalidades vão do lilás pálido até ao roxo mais escuro, quase preto. A sua cor ideal é o roxo meio escuro com um brilho rosado, que lhe dá beleza e calor. Pela sua abundância, conseguem-se facílmente em qualquer tamanho e formato. É uma pedra de longa duração, que se pode usar diariamente.


A sua cor roxa foi sempre adorada pelos Gregos e Egípcios e, por isso, era frequente nos seus ornamentos, assim como nas jóias da coroa Britânica. Os Gregos acreditavam que o uso da Ametista impedia intoxicações, tornando-se numa das pedras mais desejadas. Diziam ainda que ela exercia um sóbrio efeito nos embriagados e nos que se tornavam exageradamente apaixonados. A tradição diz que a Ametista evita a calvície e protege das traições e das fraudes, simbolizando a paz.
Esta pedra deve ser protegida de riscos. É ocasionalmente aquecida para dar mais luminosidade à sua cor. Os principais centros de extracção de Ametistas são o Brasil, o Uruguai e a Zâmbia.