A Granada é a pedra do mês de Janeiro. È uma gema que pode ter várias cores. Os tons rubros vão desde o framboesa ao vermelho sangue. Os tons de verde são equivalentes aos das esmeraldas, existindo ainda granadas em tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Esta característica confere à pedra a possibilidade de se adequar a diferentes gostos e bolsos.
Suas propriedades variam ligeiramente, sendo o peso específico entre 3,6 e 3,8, a dureza em torno de 7,25 e o índice de refração 1,75, ou mais. São singularmente fusíveis e refrativas, podendo ser encontradas em países como África do Sul, Sri Lanka, Madagáscar, Brasil, Índia e Austrália.
As granadas mais comuns são as vermelhas e as mais raras as brancas ou incolores, consideradas boas para que se obtenha a simpatia do planeta aos quais são atribuídas. Acredita-se, ainda, que a granada tem poder de interromper o sangramento e cura as doenças causadas pela formação de pedras no corpo, estimulando o vigor e a vitalidade, além de agir como estimulante sexual.